quinta-feira, 21 de maio de 2015

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PORTEIRAS: - Teve como tema principal a Cochonilha do Carmim, um tipo de inseto que ataca a palma forrageira.

No último sábado (18 de Abril), foi realizada uma reunião, na sede da ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE PORTEIRAS, que fica localizada na zona rural de Nova Palmeira-PB, e o principal tema tratado foi aCochonilha do Carmim, uma praga que atinge a palma forrageira, e é causada por um tipo de inseto de tamanho minúsculo (que tem como nome científicoDactilopius Opuntae), mas, que tem um alto poder de devastação.


Na reunião, os agricultores que participaram, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra, sobre o tema, que foi ministrada pelos técnicos agrícolas Robson Ferreira eJairo Santos, que esclareceram dúvidas sobre essa praga, que vem tomando conta da palma forrageira de nossa região, desde o ano de 2010.

Os Técnicos Agrícolas: Robson e Jairo. (Foto:Ranieri Macedo).

Para termos uma ideia do mal que a Cochonilha do Carmim faz, caso o Dactilopius Opuntae, tenha contato com uma única raquete de palma forrageira, ou “folha de palma”, como é conhecida popularmente, ele destrói todo o palmal ou “campo de palma”.

Segundo os ministrantes da palestra, essa praga é oriunda do México e chegou ao Brasil, na época que a “família real” habitava o nosso país, por que o rei de Portugal D. Pedro I, pediu pra alguém trazer o Carmim, que naquela época era considerado nobre, para pintar suas roupas. E na Paraíba, a Cochonilha chegou através da comercialização de palma contaminada, com o Dactilopius Opuntae, oriunda da cidade pernambucana de Sertania, que faz fronteira com o município de Monteiro na PB.

Eles explicaram ainda, que o uso de agrotóxicos não elimina a Cochonilha do Carmim, e que a forma mais confiável de combater essa praga, é evitar sua proliferação nos palmais, e o uso das variedades de palma resistentes, citando como exemplo as três principais: Baiana, miúda e Orelha de Elefante.

Outro ponto interessante, é que o Carmim é utilizado por empresas de cosméticos para a fabricação de batom, um produto muito usado pelas mulheres, para embelezar os seus lábios.

No final da palestra, Jairo e Robson abriram um espaço para quem desejasse fazer alguma pergunta, e, em seguida distribuíram algumas raquetes de palma resistente à Cochonilha, com todos os presentes.

Texto de Ranieri Macedo , com adaptações de Jairo Santos.
SÍTIO PASSAGENS EM FOCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário