Em 2018, tivemos na comunidade Passagens, que fica localizada na fronteira entre os municípios paraibanos de Picuí e Nova Palmeira, um considerável volume pluviométrico.
Em 2018, vários açudes transbordaram, a exemplo do açude de Dona Terezinha viúva do Sr. Antonio Ataíde. Vejam abaixo a foto do reservatório que tem capacidade de armazenar água por aproximadamente um período de dois anos.
Foto: Rosilene Macedo.
O referido açude chegou a sangrar no dia 14 de Abril do corrente ano, após somados a quantidade de 335 milímetros de chuvas, contados de Janeiro de 2018 até a presente data.
Até o dia 10 de Junho deste ano, foi registrado a quantidade de aproximadamente trezentos e oitenta milímetros (380 mm), que significa que caiu a quantidade de 380 litros de água por metro quadrado (380 L/M²).
Já em Nova Palmeira choveu uma pouco mais, porém, também abaixo da média histórica para um bom ano de inverno, que segundo a Defesa Civil do município novapalmeirense, choveu em torno de quatrocentos e trinta e cinco milímetros (435,0 mm) na sua sede.
A média histórica para o município de Nova Palmeira ultrapassa os 550 mm, segundo dados da Agencia de Gestão das Águas da Paraíba - AESA - PB.